Mecânica Lagrangeana
Uma outra forma de analisar a conservação da energia mecânica é considerando as propriedade de simetria e a mecânica Lagrangeana, na qual temos que a energia mecânica é definida por:
Imagine uma partícula que se move ao longo do eixo x em um campo potencial de energia potencial V(x).
Considerando os segmentos A e B, o ponto 2 como ponto médio temos as seguintes variações de posições e seus respectivos intervalos de tempos.
A ação do segmento pode ser escrita por:
A variação de tempo aprece na equação, portanto a ação é simétrica para um deslocamento fixo no tempo t. Escrevendo a ação como variação de espaço muitos pequenas em seus respectivos intervalos de tempos pequenos para segmento temos que para que ocorra simetria a variação da ação deve ser zero. Assim:
As expressões em ambos os lados da equação são somas de energia cinética e potenciais médias. Para eventos infinitamente infinitos, a equação dá uma igualdade para os valores instantâneos e expressa a conservação da energia mecânica. Em seguida, realizamos um argumento que traduz a multiplicação dos três instantes pela mesma quantidade e quando são derivados são tomados em relação ao tempo.